Restaurante Alfaia

Restaurante

desde 1880

ABERTO TODOS OS DIAS - Seg. a Sáb. 12-02h
Dom. 16-02h - Esplanada encerra às 24h

ABERTO TODOS OS DIAS - Seg. a Sáb. 12-02h Dom. 16-02h - Esplanada encerra às 24h

restaurante

Boa comida e melhores vinhos

Conhecido por apresentar “boa comida e melhores vinhos”, o restaurante Alfaia é um espaço acolhedor, no coração do Bairro Alto em Lisboa,onde se sentam à mesma mesa a tradição e a modernidade. É desta forma que tem sido reconhecido entre os apreciadores da comida típica portuguesa aos quais serve, desde 1880, um menu muito variado onde se destacam as receitas regionais, como a Vitela Maronesa, o Polvo à Lagareiro, as Pataniscas com Arroz de Feijão ou o Bacalhau à Braz, e muito peixe fresco, mas onde também encontrará as especialidades da cozinha internacional.

Mas o Alfaia é mais do que o local onde comer combina com prazer. Aqui, para além da cozinha, também a garrafeira é única e a carta de vinhos apetecível. A grande variedade de vinhos portugueses resulta em “felizes casamentos” com os pratos que vão chegando à mesa. O prazer começa nas entradas e prolonga-se, sem pressas, até à sobremesa que se sublima com muitas e boas opções de portos e moscatéis. Uma referência imperdível da gastronomia portuguesa!

vitalinahilario

Sob a direcção dos irmãos Hilário Castro e da Chef Vitalina Marques o Alfaia apresenta uma cozinha simples na forma, mas variada, cuidada e rica nos sabores. Ao longo dos anos o Alfaia tem conseguido preservar o seu carácter bem português, e tem sido um dos principais pontos de encontro de figuras públicas, jornalistas, artistas, políticos e homens de negócios. Mas também local obrigatório para turistas estrangeiros que chegam com a recomendação expressa de nos visitar.

Os prazeres da mesa, um serviço personalizado e um ambiente descontraído e simpático tem sido os pilares da longevidade e vitalidade do Alfaia ao longo destes mais de 130 anos. Convidámo-lo a viver esta experiência, reserve a sua mesa, estamos abertos todos os dias, excepto ao almoço de Domingo. Venha descobrir porque é que no Alfaia, quando nos despedimos dizemos sempre “Até breve!”

Tudo pensado para si com muito gosto

Tendo por base uma decoração sóbria e contemporânea, salteada com referências visuais à já longa história de vida do Alfaia, o ambiente é muito acolhedor, mais luminoso e convidativo durante o dia, e mais intimista pela noite.

Seja um encontro de negócios, jantar romântico, reunião de família, evento de empresa, festa de grupo, aniversários… tudo é possível. Basta pedir e sugerimos as alternativas que melhor irão de encontro às suas necessidades. Tudo faremos para alimentar os seus desejos com muito gosto.

Com uma capacidade por sala para cerca de 30 pessoas, no Alfaia encontra 3 espaços com opções de mesa distintas: 2 salas principais (com 48 + 34 lugares) uma das quais para fumadores num espaço agradável com boa ventilação; Uma sala privada com mesa única (de 28 lugares); E a esplanada (32 lugares) que o coloca no centro de toda a animação de rua do Bairro Alto.

Poderá ainda saborear vinhos e petiscos portugueses no Wine Bar Alfaia, que fica na porta ao lado, com sala de provas e loja gastronómica, onde a especialidade são os ‘encontros perfeitos’ dos vinhos com as tapas. Sabores para degustar, gostar e pedir mais!

Um dos mais antigos restaurantes de Lisboa

Para chegarmos até às origens do Alfaia temos que recuar até ao séc. XIX. Datam de 1880 as referências que se conhecem à criação da Casa Alfaia e às suas saborosas refeições. Começava então a ganhar fama aquele que viria a ser uma referência da comida típica portuguesa já com mais de um século.

Desde a sua fundação, o Alfaia teve apenas 4 donos que preservaram até hoje o seu espírito original. O ambiente familiar, o atendimento próximo e o cuidado na escolha dos ingredientes tradicionais frescos e dos melhores vinhos.

Indispensável e muito apreciado por quem visita Lisboa, o restaurante Alfaia é hoje reconhecido nos 4 cantos do mundo pela sua cozinha simples e saborosa, onde se despertam sensações memoráveis e partilham momentos de convívio e prazeres inesquecíveis. Apetecível!

No Bairro Alto a vida é mais intensa e animada

A história do restaurante Alfaia funde-se na história e nas origens do Bairro Alto, local privilegiado de diversão conhecido pela melhor vida noturna de Lisboa. O Alfaia fica mesmo no coração do Bairro, no nº 22 da Travessa da Queimada à esquina com a Rua do Diário de Notícias. Aqui, entre uma garfada e outra há sempre espaço para dois dedos de conversa, que invariavelmente se alimenta na memória dos sabores e tradições autênticas de Portugal e da intensidade da vida no Bairro. É que por aqui os prazeres mais apreciados são mesmo assim, intensos e partilhados. O Bairro Alto tem um ambiente especial que tem origem na sua identidade e que se foi renovando ano a ano entre as tradições e a modernidade. No Bairro os dias, e principalmente as noites, tem um ingrediente único, um certo espírito provocador de encanto e sedução.

Restaurante Alfaia. Degustar e voltar por mais!

PODE OPTAR POR 4 TIPOS DE SALA

Sala não fumadores (48 lug)

Sala fumadores ventilada (34 lug)

Sala privada com mesa única (28 lug)

Esplanada em pleno Bairro Alto (32 lug)

E ainda o Wine Bar anexo dedicado à arte de petiscar

sala_restaurante
pme-lider